BOOK'S CAT

*** MAGIC LIBRARY - THE BOOKS OF MY LIFE - THE LIFE OF MY BOOKS *** BIBLIOTECA DO GATO - OS LIVROS DA MINHA VIDA - A VIDA DOS MEUS LIVROS

Monday, February 06, 2006

A. LOVINS 92

92-02-08-ls-ie> = ideia ecológica - lovins> [1681 caracteres - solta do jornal ou secção «margem esquerda» ]

8-2-1992

MARGEM ESQUERDA - O MITO (BURGUÊS) DO CRESCIMETO ECONÓMICO

Amory B. Lovins aconselha o capitalismo americano a utilizar as energias renováveis (infinitas) para evitar o seu próprio colapso. Muito citado e publicado por ecologistas, Amory Lovins é afinal um homem do sistema que percebeu, a tempo, que o «crescimento infinito» é finito e que a «expansão contínua» sofre discontinuidades (crises) cada vez com maior tendência para ser «resolvidas» pela guerra. O «infinito» crescimento dentro de um sistema finito (o ecossistema Terra) tenderia a fazer desembocar no abismo a sociedade industrial e seus triunfalismos. Os estragos ecológicos, no meio disto, seriam o menos: no fundo, é a própria estabilidade do negócio que está em risco, é a própria existência do capitalismo e do imperialismo industrial que se encontra ameaçada.
Uma das maiores figuras da ciência económica mundial, o brasileiro Celso Furtado, tem ensinado em Yale, Harvard, Paris (Sorbonne) e Cambridge as suas teses sobre «O Mito do Desenvolvimento Económico» (1974) e a «profecia do colapso». Pretende-se -- diz ele ao desmontar o mito -- que os standarts de consumo da minoria da humanidade, que actualmente vive nos países industrializados, é acessível às grandes massas de população em rápida expansão que formam o chamado Terceiro Mundo.»
E conclui sem dar lugar a dúvidas: «essa ideia constitui, seguramente, um prolongamento do mito do progresso, elemento essencial na ideologia directora da revolução burguesa, dentro da qual se criou a actual sociedade industrial.»
----
(*) «La Alternativa Energética», Amory Lovins, Colecção «Amigos de la Tierra», Ed. Miraguano, Madrid, 1979
***