BOOK'S CAT

*** MAGIC LIBRARY - THE BOOKS OF MY LIFE - THE LIFE OF MY BOOKS *** BIBLIOTECA DO GATO - OS LIVROS DA MINHA VIDA - A VIDA DOS MEUS LIVROS

Wednesday, February 15, 2006

R. GARAUDY 92

1448 caracteres - garaudy-leituras- notícias 

A LÓGICA (DESSE MODELO)É DE GUERRA

15/2/1992 - É particularmente elucidativa esta entrevista (1) de Roger Garaudy sobre as sobreviventes reminiscências retrógradas que um discurso (aparentemente) progressista pode conter.
Ele preconiza, por exemplo, a transferência de verbas militares para a «modificação do clima» e a «fusão dos gelos polares», démarches  que estavam então em voga na propaganda da tecnologia .
Ele - Garaudy - desculpa os cientistas de trabalhar em invenções que depois são «aproveitadas» pelos militares: é comum, em pensadores (ditos) progressistas, esta responsabilização dos militares  para inocentar os cientistas, o recato do laboratório, a bata branca, quando a questão é outra, já era outra quando Roger Garaudy escreveu isso: a lógica da ciência subordinada à lógica de guerra que é a economia do desperdício, o modelo de crescimento e desenvolvimento, aliás, criticado por Garaudy em outras páginas suas.
Mesmo quando fala em paz, a lógica desse modelo é de guerra. Claudicando de novo, Garaudy considera isento o Sakharov, esquecendo que foi ele o responsável da força nuclear soviética. Sakharov, aliás, foi incensado por muito boa gente. Humanamente talvez e em nome dos direitos humanos, mas é bom não esquecer que, enquanto cientista, lhe cabe 100% das culpas, e não só aos militares que lhe aproveitaram o génio investigador. Chega de perdoar aos  autores do Holocausto, a pretexto de que há outros ainda piores do que eles.
----
(1) Roger Garaudy, A Primavera de Garaudy, entrevista por Claude Glayman , Editorial Inova, Porto, 1970
***

0 Comments:

<< Home