BOOK'S CAT

*** MAGIC LIBRARY - THE BOOKS OF MY LIFE - THE LIFE OF MY BOOKS *** BIBLIOTECA DO GATO - OS LIVROS DA MINHA VIDA - A VIDA DOS MEUS LIVROS

Sunday, September 17, 2006

A. TOYNBEE 1964

1-2 - 64-09-17-ls> leituras selectas do ac - toynbee-3>

«UM ESTUDO DE HISTÓRIA» (*) - OBRA DO PROF. ARNOLD TOYNBEE AGORA EM TRADUÇÃO PORTUGUESA DO PROF. VIEIRA DE ALMEIDA

[(**) Este texto de Afonso Cautela foi publicado no suplemento literário do «Jornal de Notícias», Porto, em «Opiniões da Semana» , em 17-9-1964 ]

Perante Arnold Toynbee, o leitor avisado poderá distinguir planos e, se aproveitar os factos que ele tão bem conhece e conta, pode com prudência ignorar os valores quer ele, cristão e católico, não deixa de insinuar por dever de ofício e de consciência.
Para empreender uma viagem tão longa através da história, aliás, só uma fé sólida e apoiada em pressupostos transcendentes, só uma fé inabalável e à prova de argumentos humanos, permite não desistir a meio e levar de vencida tão torturante empresa. Por outro lado, que um conhecimento tão largo e profundo da «obra divina permita alimentar a fé de que Toynbee não abdica, eis o paradoxo, eis o enigma, mas que não vem ao caso tratar aqui e que talvez não seja sequer prudente sugerir.
O contacto e conflito entre as culturas ocupa o primeiro lugar no método e na investigação de Toynbee. Ele crê que as culturas, como os indivíduos, além de mortais, sofrem das características dos mortais; nascem, vivem e morrem; chocam-se, agridem-se e destroem-se.
Toynbee insere-se num movimento que tenciona mobilizar as melhores intenções para promover e conduzir em todas as latitudes, uma reciprocidade cultural mais justa. Mas sanados que estejam (estarão algum dia?) os conflitos de ordem primária ou económica entre As várias parcelas do globo, não mais haverá, como acreditam alguns, culturas agressoras e culturas agredidas, umas que se submetem e outras que são submetidas?
Fora da sua estrita especialidade – historiador – importa saber que o trabalho e o pensamento de Arnold Toynbee representa um contributo importante para o esclarecimento de muitos problemas básicos contemporâneos e matéria aproveitável para progressos práticos.
Partindo do pressupostos distintos (talvez antagónicos) , o alcance e consequências de duas teorias podem, na realidade, equivaler-se e convergir. Toynbee parece ter chegado a conclusões que outros, de formação ideológica diversa, não hesitariam em subscrever.
Movendo-se no campo das ideias gerais, a história para Toynbee faz-se de factos concretos, de inumeráveis factos concretos com os quais convive de perto e à vontade e ninguém, a esse respeito, ousará negar-lhe informação sobre-humana. Quem, como ele, pode sozinho, tratar por tu a história de ontem e de hoje, tem direito à nossa atenção, ainda que não se perfilhem os seus postulados filosóficos, as suas crenças, os seus valores, a sua fé e a sua teleologia apocalíptica.
É de salientar ainda que esta obra foi traduzida e prefaciada pelo saudoso prof. Vieira de Almeida, que de forma excepcional cumpriu bem a tarefa que lhe foi confiada. O seu prefácio, esclarecido e lúcido, demarca os pontos fundamentais do pensamento de Toynbee, ao mesmo tempo que interpreta os métodos de investigação e as linhas de força em que assentam e se estruturam os principais objectivos desta conhecida obra do ilustre professor Arnold Toynbee.
----
(*) «Um Estudo de História», de Arnold Toynbee - Editora Ulisseia – Lisboa, 1964

(**) Este texto de Afonso Cautela foi publicado no suplemento literário do «Jornal de Notícias», Porto, em «Opiniões da Semana» , em 17-9-1964