BOOK'S CAT

*** MAGIC LIBRARY - THE BOOKS OF MY LIFE - THE LIFE OF MY BOOKS *** BIBLIOTECA DO GATO - OS LIVROS DA MINHA VIDA - A VIDA DOS MEUS LIVROS

Wednesday, November 09, 2005

O FIM DO MUNDO

95-11-11-ls=leituras-4764 caracteres-kyrvam-1-frases-milénio

11-11-1995

Citações da Bíblia retiradas do livro de C. de Kyrwan, «Como Pode Acabar o Mundo», Empreza Lusitana Editora, Lisboa, (data?):

Soltai vossos uivos, brada Isaías, porque o dia do Senhor aproxima-se: o Senhor virá tudo arrasar. Eis que se aproxima o dia do Senhor, cruel, pleno de indignação, de cólera e de furor; para transformar a terra em solidão e reduzir os pecadores a pó. Porque as estrelas do Céu e o seu resplendor não mais derramarão a sua luz; o sol, ao erguer-se, cobriu-se de trevas e a lua deixará de iluminar... Farei estremecer o próprio céu; a terra mudará de lugar mercê da indignação do Senhor dos exércitos e do dia da sua extrema cólera.
Isaías, XIII, 6, 9, 10, 13

Quando morreres, obscurecerei o céu e enegrecerei as estrelas: cobrirei o sol com uma nuvem e a lua não mais derramará luz. Farei incidir sobre ti todos os fogos do céu e cobrirei a terra de trevas.
Ezequiel, XXXII 7, 8

A terra tremeu, os céus foram abalados, o sol e a lua entenebreceram e o esplendor das estrelas eclipsou-se... farei com que se produzam prodígios no céu e na terra, sangue e fogo, vapores e fumo. O sol transformar-se-á em trevas e a lua em sangue antes que chegue o grande e terrível dia do Senhor.
Joel, II, 10, 30, 31

O sol e a lua cobri-se-ão de trevas e as estrelas perderão a lua.
Joel, II, 15

Logo após a tribulação desses dias, o sol, obscurecerá e a lua não mais dará luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas.
S. Mateus, cap. XXIV, 29

O começo das dores, initia dolorum (...) haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; e, na terra, o pânico invadirá as nações, produzido pelo barulho formidando do mar e das ondas. E os homens definhar-se-ão de terror na expectativa do que virá a suceder a todo o universo, pois as energias, virtudes, dos céus sofrerão abalo.
Lucas, XXI, 25,26

Então se verá o Filho do Homem vir entre nuvens, com um grande poder e uma grande glória. Também, então, ele enviará os seus anjos e reunirá os seus eleitos, dos quatro ventos, dos extremos da terra aos extremos do céu.
Marcos, XIII, 26, 27

Em verdade vo-lo digo: não passará esta geração sem que todas estas coisas se cumpram
Mateus, XXIV, 34; Marcos, XIII,30; Lucas, XXI, 32

Quanto a esse dia e a essa hora, ninguém os conhece, nem mesmo os anjos do céu, e apenas o Pai.
Mateus, XXIV, 36

Não ficará pedra sobre pedra que não seja destruída, non relinquetur hic lapis, super lapidem, qui non destruatur.
Mateus, XXIV, 2

Dize-nos quando isso será e qual será o sinal de tua vinda e de consumação do século.
Mateus, XXIV, 3

Não vos compete saber os tempos e os instantes que o Pai escolheu no seu poder.
Acto dos Apóstolos, I, 7

E sucederá nos últimos dias, diz o Senhor, eu espalhar o meu espírito por toda a carne. E farei prodígios em cima, no céu, e sinais em baixo, na terra, sangue e fogo, vapores e fumo. O sol será transmutado em trevas, a lua em sangue antes que chegue o grande e manifesto dia do Senhor.
Acto dos Apóstolos, II, 17,19,20

Coeli autem qui nunc sunt, et terra, eodem verbo repositi sunt, igni reservati in diem judicii et perditionis impiorum hominum
II Pedro, III, 7

Como um ladrão, sobrevirá o dia do Senhor, dia em que os céus hão-de passar com uma grande impetuosidade, os elementos serão dissolvidos pelo calor e a terra queimada com tudo quanto contém... dia em que os próprios céus se dissolverão, e os elementos serão consumidos pela ardência do fogo.
II Pedro, II, 10,12

Eis que criareis céus novos e uma nova terra, e o passado será olvidado. Exultareis e restareis eternamente exultantes nas coisas por mim criadas, pois que criarei Jerusalém na exaltação e o seu povo na alegria.
Isaias, IXV, 17, 18

Como os céus novos e a nova terra que faço subsistir ante mim, diz o Senhor, assim subsistirão vossa raça e o nosso nome.
Isaías, LXVI, 2

E vi um novo céu e uma nova terra. Pois o primeiro céu e a primeira terra não existem, e o mar não existe mais.
Apocalipse, XXI, I

Aguardaremos, segundo a promessa do Senhor, novos céus e uma nova terra em que a justiça habitará.
II Petr, III, 13
*
KYRWAN ESCREVE:

A ruina de Jerusalem foi - como a de Roma - predita nos capítulos XVII e XVIII do juízo final

Uma espécie de regeneração desse mesmo universo predita por Isaías (LXV,17), São Paulo (Paulo ad Ephes, I, 10), S. Pedro ( Pedro, IIª Epist, III,13), João (Apocal, XXI, I)

Se, após a consumação dos séculos, quando, segundo a expressão do anjo do Apocalipse, o tempo deixar de existir, tempus non erit amplius (Apocal., X,6), o céu se houver dobrado, enrolado como um manuscrito, et coelum recessit sicut liber involutos (Apocal., X, 6), uma criação nova vier e surgir.
***