BOOK'S CAT

*** MAGIC LIBRARY - THE BOOKS OF MY LIFE - THE LIFE OF MY BOOKS *** BIBLIOTECA DO GATO - OS LIVROS DA MINHA VIDA - A VIDA DOS MEUS LIVROS

Thursday, December 15, 2005

L.PAULING 98

linus-1> roteiro de viagem na internet-ficha de pesquisa

A MEDICINA ORTOMOLECULAR:DE LINUS PAULING A CARL PFEIFFER

13/12/1998 -Em 1973, o químico norte-americano Linus Pauling fundou o Instituto de Medicina Ortomolecular, em Meno Park, Stanford (Califórnia) .
Estava lançada a primeira pedra de uma nova escola de medicina, escola que desde então tem vindo, com novos autores e novos contributos, a desenvolver-se também na Europa.
Cabe a Linus Pauling o papel de fundador mas foram seus mais próximos seguidores o Prof. Carl Pfeiffer e Pierre Gonthier, autores de um livro fundamental na sistematização da medicina ortomolecular: «Equilibre Psycho Biologique & OligoAliments», Editions Équilibres, Paris, 1988.
Esse livro e esses autores são a base para a elaboração desta ficha de pesquisa com o objectivo de descobrir as melhores pistas para encontrar os interfaces entre as várias ciências biológicas e a naturologia.
Carl Pfeiffer dirige em Princeton o célebre Brain Bio Center, onde mais de 20 mil pessoas foram tratadas, por oligoterapia e a vitaminoterapia ortomolecular de problemas neuropsíquicos e doenças do terreno orgânico.
Além de uma nova abordagem e de um novo tratamento da hipoglicémia e da alergia cerebral, a maior originalidade da sua doutrina consiste na tripartição (excesso de histamina no sangue - insuficiência de histamina - mancha rosa pirrolurica) das anomalias metabólicas em causa nos problemas nervosos.
Pierre Gonthier , o outro co-autor do livro, é agregado de pesquisas no Brain Bio Center e encarregado de ensino na Escola Europeia de Medicina Natural, em Évian. Ele encontrou na bioinformática nascida em França uma perspectiva energética integrante do contributo ortomolecular do seu colega Carl C. Pfeiffer.
Pelos interfaces que abrange , esta obra «Equilibre Psycho Biologique & Oligo-Aliments» deveria ser a placa giratória que servisse de núcleo dinamizador e ordenador de todas as matérias de um curso de Naturologia.
Poderíamos mesmo considerar urgente o próprio contacto da ESCNH com o Instituto Brain Bio Center e a Escola Europeia de Medicina Natural, em Évian, já referida.
Não vejo meio melhor de comunicação com todos estes pontos de referência que o correio electrónico e a Internet.
Sobre o fundador da medicina ortomolecular, Linus Carl Pauling, temos também agora à nossa disposição, em língua portuguesa, uma obra fulcral : « Como Viver mais e Melhor - o que os médicos não dizem sobre a sua saúde», Editora Best Seller, São Paulo, 1928.
Neste livro, o duplamente prémio Nobel da Física e da Paz, ensina medidas simples e económicas que todos podemos seguir para uma vida melhor e com menos doenças.
O autor enfatiza o papel da vitamina C na prevenção das doenças respiratórias e muitas outras doenças, sendo muito discutida a sua tese das superdoses.
Ele fala também das distorções introduzidas na sua terapia ortomolecular (destinada a cancerosos em estado grave ou doenças degenerativas) e entra em polémica com a classe médica e empresas de saúde que, para ele, são indústrias da doença.
O livro de um militante e de profeta, que o foi de causas sempre nobres, nomeadamente a ecologia, a paz e a saúde holística natural.
***

0 Comments:

<< Home