BOOK'S CAT

*** MAGIC LIBRARY - THE BOOKS OF MY LIFE - THE LIFE OF MY BOOKS *** BIBLIOTECA DO GATO - OS LIVROS DA MINHA VIDA - A VIDA DOS MEUS LIVROS

Thursday, August 17, 2006

APRENDIZ 1955

1-1 - 55-08-20- escritos da juventude

AUTORIDADE E LIBERDADE
UMA PEQUENA PARCELA DA VERDADE

20-8-1955

Se comentamos mais um livro, típico de determinada atitude pedagógica e não de determinada facção ideológica, fazemo-lo para surpreender essa mesma atitude e não para rebater a doutrina conduzida por essa atitude. Não somos dos que coarctam aos outros o direito que para si próprios reconhecem: o de pensar como e o que quiserem.
Nem somos tão pouco dos que receiam a vitória e expansão de ideias e crenças contrárias às suas, sob pretexto de que desvariam a juventude e de que a "deseducam". Mas vitória será a de direito e não só a de facto, a que resultou duma dominação pela força sobre as consciências, duma autoridade sobre a liberdade de cada indivíduo que aliás nem vitória é mas simples prevalência.
Para nós, a única maneira da juventude se educar está em mostrar-lhe ou propor-lhe de tudo. Não nos preocupamos muito, portanto, em criticar as ideias (embora de vez em quando nos não sofra o ânimo se o fizermos) mas sim em denunciar aquela atitude típica, fonte de todas as corrupções, quer em matéria política quer em matéria puramente ideológica ou educativa, a atitude autoritária, despótica, mandona, com ar de decreto ou lei infalível e indiscutível.
E se de alguma coisa quero prevenir os jovens é de que distingam toda e qualquer atitude autoritária, de atitude libertária, sem que, no entanto, lhes aconselhe esta ou aquela. Que lhes aconselhe o seu temperamento, as suas virtualidades, as suas aspirações e, muito principalmente, os seu méritos. Nestes, sim, é que confio. E deles só pretendo ( se é que pretendo) a adesão às ideias que perfilho.
Não me interessa possuir correligionários medíocres; por isso nunca cairia na asneira de ir impor as minhas ideias, prova de que, se as tinha de impor, é porque não acreditava muito na sua presente ou futura vitória, na sua adesão pelos melhores.
Por estar certo de que a minha doutrina é a melhor(evidentemente que o tinha de estar, teor que sei não o estivesse não tinha escolhido essa mas outra) é que me limito a esperar que os melhores virão até ela. Por isso desportivamente desafio as outras a que se ponham em pé de igualdade e de liberdade de expansão com a minha. Assim se verá( e só assim )quem é digno de merecer a vitória final, quem tinha uma pequena porciúncula de verdade, da Verdade.
***

Labels:

0 Comments:

<< Home