BOOK'S CAT

*** MAGIC LIBRARY - THE BOOKS OF MY LIFE - THE LIFE OF MY BOOKS *** BIBLIOTECA DO GATO - OS LIVROS DA MINHA VIDA - A VIDA DOS MEUS LIVROS

Sunday, May 07, 2006

PAUL LAFARGUE 91

1-1 - 91-05-07-ls-ie> = ideia ecológica - leituras do ac - preguica>

7-5-1991

A REEDIÇÃO DESTE PAUL LAFARGUE

A reedição deste Paul Lafargue impunha-se como uma necessidade respiratória vital no abafado panorama de supérfluos que nos via asfixiando de frivolidades. Primeira prioridade de um realismo ecologista que se não deixou levar nas ondas retóricas da antipoluição, o tema do trabalho é recolocado nos seus termos exactos pelo filósofo francês: o «Elogio da Preguiça» goza o que deve ser gozado: a pretensão que o establishment económico continua a ter de relacionar produção e «prosperidade» económica com trabalho obrigatório, com horários longos, férias escassas, stress e opressão.
Lafargue teve a intuição do que viria a ser demonstrado cientificamente anos mais tarde: não é por muito trabalhar que se amanhece mais cedo. E não é porque se tem mais horas de trabalho que uma economia produz mais.
Esta que é uma verdade do evangelho libertador, um dogma da verdade que o sistema tem todo o cuidado em tapar das vistas profanas - para que o trabalhador nunca saiba e verdade do que o explora e oprime - já era tabu no tempo de Lafargue e tabu continua a ser, [---] anos depois deste manifesto ter sido publicado.
Afinal, temos a opresão que merecemos, enquanto tivermos os doutrinadores, os economistas, os políticos e os retóricos mentirosos que merecemos.
***

Labels: ,

0 Comments:

<< Home